Sobre o Portal

Bem-vindo!

EmpreendeBiblio surgiu como uma proposta de ser um espaço com o objetivo de disseminar o conceito e boas práticas do empreendedorismo na Biblioteconomia para enfatizar a importância do bibliotecário antever novas oportunidades de negócios na área de informação frente às demandas do mercado e da sociedade.

Esse site é um dos resultados de um projeto de extensão intitulado “Empreendedorismo na Biblioteconomia: ensino, formação e atuação” realizado no curso de Licenciatura em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) coordenado pela professora Daniela Spudeit. O projeto teve uma proposta inovadora, não somente pelo tema que instiga curiosidade, mas também pelo formato em que o mesmo foi planejado com uma abordagem interdisciplinar.

Sabemos que se trata de uma temática diferenciada na área visto que grande parte das escolas de Biblioteconomia ainda não oferece uma disciplina voltada para formação de empreendedores nos cursos de graduação do país e que depende do bibliotecário buscar formações complementares para aprender a empreender, assim como veremos em alguns depoimentos em vídeos e materiais disponíveis nesse site.

O projeto teve 240 horas em 2014 e depois mais 240 horas em 2015 sendo composto por várias etapas que envolveram planejamento das aulas e capacitação dos professores que ministrariam um curso como resultado do projeto.

Ao longo do projeto, desenvolvemos várias atividades, tivemos uma oficina de oratória, estudamos os assuntos relacionados a empreendedorismo para adequar o conteúdo a nossa área, pensamos na elaboração de uma apostila (que em breve será lançada em forma de livro) e foram planejadas várias estratégias para que o curso fosse bem dinâmico com o uso de atividades práticas, vídeos, discussões, entre outras metodologias de ensino pensadas para atingir o objetivo do projeto que era capacitar os alunos da Licenciatura em Biblioteconomia na promoção de um curso sobre empreendedorismo visando o ensino, formação e atuação de bibliotecários para a construção de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos em serviços de informação.

Esse curso também possui um formato diferenciado porque teve 16 horas de carga horária e havia professores apresentando diferentes assuntos por meio de módulos que abordam conceitos, históricos, evolução do empreendedorismo, perfil, comportamento ético e habilidades empreendedoras, intraempreendedorismo, startups, incubadoras de negócios e investidores, abertura de empresas, legalização e cobrança de serviços, criação de plano de negócios e cases de empreendedorismo na Biblioteconomia onde foram mostrados vários exemplos de bibliotecários empreendedores e oportunidades de negócios na área de informação.

O público-alvo do curso era bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia, técnicos e auxiliares de bibliotecas, tendo como objetivo orientar estudantes e profissionais formados em Biblioteconomia sobre os fundamentos básicos do empreendedorismo para que sejam capazes de criar novos negócios ligados à gestão da informação.

No projeto tivemos a participação de catorze pessoas, entre alunos, professores, bibliotecários e consultores que desempenharam papeis diferentes ao longo do planejamento e execução da ideia.

Em 2014, os alunos da Licenciatura em Biblioteconomia da UNIRIO Bruna Ferreira, Nathália Romeiro, Victor Soares Rosa, Douglas Andrade, Wallace Santana, Marcílio Batista Lopes, Luciana Rodrigues, Marcelo Cristovão e Priscila Frevier foram professores que ministraram o curso e eram todos alunos voluntários no projeto. Em 2015, tivemos a participação da Alanna Abreu Freitas, Rodrigo Señorans, Poliana Teixeira e Nathália Romeiro, todos do curso de Licenciatura em Biblioteconomia da UNIRIO. Além disto, tivemos a participação da aluna Erika Guimarães, bolsista da UNIRIO e estudante de Pedagogia nos auxiliou em todas as etapas do projeto. A professora Luciana Vilhena, do Departamento de Letras da UNIRIO, que esteve presente no projeto ministrando uma oficina  sobre oratória para o grupo envolvido no projeto. Além disso, o bibliotecário Nelson Oliveira, proprietário da empresa NS Consultoria, também contribuiu na etapa final do projeto.

Todos tiveram funções importantíssimas e sem eles nada teria acontecido e é para essas brilhantes pessoas que registro meu agradecimento especial por terem aceito o desafio comigo porque juntos fizemos a ideia sair do papel e virar realidade.

 Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2015.

 Professora Daniela Spudeit

Coordenadora do projeto

danielaspudeit@gmail.com


Back to Top ↑