Colunas images

Published on novembro 12th, 2015 | by Empreende Biblio

0

Empreendedorismo na Biblioteconomia: empodere-se dessa ideia

Todas as pessoas possuem habilidades únicas, que são capacidades e ou agilidades que fazem com maestria. Algumas pessoas passam a vida toda sem descobrir suas próprias habilidades. Um segundo grupo de pessoas, embora conhecendo suas aptidões, não conseguem ou desconhecem a possibilidade de se beneficiar de suas próprias habilidades. Um terceiro grupo de pessoas consegue identificar desde cedo suas aptidões e criam ações de transformações em suas vidas a partir dessas habilidades únicas. A estas chamamos de empreendedores.

No dicionário, a palavra “empreendedor” remete ao sinônimo de “arrojado”, e este remete a “valente, arriscado, aventureiro”.  Associado a essas definições, acrescento o que julgo ser o grande diferencial do empreendedorismo: a possibilidade de emancipação de indivíduos. Dentro desse contexto, entende-se a ideia de emancipação, para além da questão financeira, principalmente como a liberdade de decidir e controlar o próprio destino.

Ao emponderar-se do conceito de empreendedorismo, o indivíduo cria novas expectativas e será capaz de mudar a própria realidade e a das pessoas a sua volta; se ele muda, tudo muda em seu entorno. Nesse sentido, o que falta para que possa usar os próprios recursos ou habilidades, produtivamente?

O campo de atuação dos Bibliotecários está diretamente relacionado com a ideia que cada profissional tem acerca da sua profissão. Parafraseando a ideia de David Lankes, ressalto que muitos bibliotecários estão apenas sobrevivendo na profissão ao invés de inovar. Algumas vezes, o bibliotecário vê a Biblioteconomia numa perceptiva errada. Pensar o empreendedorismo na Biblioteconomia, é antes de tudo, mudar o padrão de pensamentos dos bibliotecários. A criação desse novo mindset será uma ferramenta essencial no processo de construção do bibliotecário empreendedor. Aprender a dar os comandos certos para o cérebro, redefinindo-o para identificar aonde você quer chegar, alinhando a sua mente e aumentando as próprias expectativas de atuação profissional.

“Sucesso é uma decisão!”.

Fabíola Bezerra

Bibliotecária na UFC e proprietária da empresa T-Shirts Mural

Contato: fabbezerra@gmail.com

 

 

 


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑